Esse muro foi como uma barreira na guerra fria, ele foi construído pela República Democrática Alemã, que circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Ocidental.
Ele simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes. Foi construído na madrugada de 13 de agosto de 1961, dele fazia parte 66,5 Km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda.O muro provocou 80 mortes identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas de o atravessar.
Durante uma onda revolucionária que varreu o Bloco de Leste, o governo da Alemanha Oriental anunciou em 9 de novembro de 1989, após várias semanas de distúrbios civis, que todos os cidadãos da RDA (Republica Democrática Alemã) poderiam visitar a Alemanha Ocidental e Berlim Ocidental (Ou seja, eles podiam atravessar o Muro sem nenhum problema ou risco. Durante 1961 e 1989 o Muro quase parou todos os movimentos de emigração e separou a Alemanha Oriental de Berlim Ocidental por mais de um quarto de século.
Multidões de alemães orientais subiram e atravessaram o Muro, juntando-se aos alemães ocidentais do outro lado, em uma atmosfera de celebração. Ao passar do tempo partes do Muro foram destruídas por um público eufórico e por caçadores de souvenirs, mais tarde quase toda a estrutura do Muro foram retiradas por equipamentos industriais. A queda do Muro de Berlim abriu caminho para a reuficação alemã que foi formalmente celebrada em 3 de outubro de 1990. Muitos apontam como o fim da Guerra Fria.
Algumas fotos do Muro:

muro de berlim 1


muro de berlim 2