Ele fica em Salvador, Bahia, Brasil. Tem 22 metros de altura e pintado com bandas pretas e brancas. Foi crido para a proteção do local.
O porto de Salvador em XVII, era um dos mais movimentados e importantes do continente e era preciso auxiliar as embarcações que chegavam à Baia de Todos os Santos em busca de Pau-brasil e outros itens, para abastecer o mercado consumidor europeu.
No fim desse século, depois do naufrágio do Galeão Santíssimo Sacramento, capitânia da frota da Companhia Geral do Comércio do Brasil ” num banco de areia frente a foz ao rio vermelho a 5 de maio de 1668, o Forte de Santo Antônio da Barra foi “re indentificado” a partir de 1696, durante o Governo Geral de João de Lencastre, vindo para Salvador para receber um farol torreão quadrangular ensinado por uma lanterna de Bronze envidraçada, carregada a óleo de baleia de acordo com o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, é o primeiro do Brasil e o mais antigo do continente, quando passou a ser chamado de Vigia da Barra ou de Farol da Barra.

src=”http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK13820_farol-da-barra_salvador_bahia_nordeste_brazil-040800.jpg” class=”aligncenter” width=”1280″ height=”960″ />